Incêndios em e-bikes estão ficando fora de controle!
As cidades estão começando a combater a baixa qualidade das baterias nas e-bikes (bicicletas elétricas), mas enfrentam uma batalha difícil com tantas delas em uso.
O mercado de e-bikes e e-scooters realmente decolou na última década. O problema é que os próprios dispositivos também estão pegando fogo. Departamentos de bombeiros em cidades ao redor do mundo são chamados diariamente para atender a dispositivos de mobilidade elétrica que estão se incendiando espontaneamente, e frequentemente chegam tarde demais para salvar vidas. Saiba mais abaixo!
Guia do Conteúdo
A popularidade das e-bikes e e-scooters de mobilidade elétrica e os casos de incêndio
Com sua natureza ecologicamente correta e capacidade de se movimentar rapidamente pelas ruas urbanas, mais rápido do que as alternativas movidas puramente a energia humana, é fácil entender por que as e-bikes e e-scooters se tornaram populares.

E vale lembrar que os casos de incêndios em e-bikes e e-scooters são relativamente raros quando comparados ao número de veículos em circulação em nossas ruas. No entanto, como realmente existem milhões desses dispositivos em circulação, os incidentes de incêndio não são de forma alguma incomuns.
O perigo dos incêndios de bateria: casos em Nova York e outras cidades do mundo
De acordo com dados fornecidos ao The Atlantic pelo comissário de incêndio da cidade, Nova York sofreu 100 incêndios de bateria até agora em 2023, resultando em 13 mortes e 71 feridos.
Em um caso, um incêndio deixou 18 crianças feridas em uma creche no bairro do Queens, em Nova York. Outras cidades nos EUA e ao redor do mundo estão enfrentando problemas semelhantes. A Brigada de Incêndio de Londres foi chamada para um incêndio de e-bike ou e-scooter um dia em cada dois este ano.
Incêndios em carros elétricos e híbridos: um problema crescente na indústria automotiva
Como fãs de carros, todos nós sabemos que os incêndios de bateria de lítio não se limitam apenas às e-bikes. Vários carros elétricos e híbridos já pegaram fogo e, em alguns casos, as montadoras foram obrigadas a informar aos proprietários para não dirigir os veículos até que uma solução seja encontrada.
A indústria de tecnologia também sofreu seus problemas. Lembra quando certos modelos de celulares Samsung foram proibidos de serem levados em aviões?
A tendência de mobilidade elétrica tem sido uma grande mudança no mercado, mas apresenta algumas diferenças em relação a outros produtos elétricos. As baterias são relativamente grandes em comparação ao tamanho do dispositivo, e muitas vezes são armazenadas e carregadas dentro de edifícios residenciais, o que pode representar um grande perigo.
Além disso, a indústria de mobilidade elétrica tem atraído muitas novas empresas pequenas que, por motivos orçamentários, podem ser forçadas a comprar baterias de fontes menos confiáveis, podendo inadvertidamente vender e-bikes e patinetes elétricos perigosos.
Desafios das empresas em identificar e rastrear usuários em casos de defeitos e incêndios
Outra questão relacionada é que, se uma empresa se tornar ciente de um defeito, pode ser mais difícil para ela rastrear os usuários do que para um fabricante de automóveis ou de smartphones.
Acrescente a isso o problema de baterias e carregadores de reposição baratos e de má qualidade que estão amplamente disponíveis em sites como Amazon e eBay, e é fácil entender por que tantos casos de incêndio estão sendo relatados.
Nova York proibirá venda de e-bikes e baterias de lítio não seguras em setembro
As autoridades estão começando a reprimir, mas enfrentam um grande desafio devido ao número de dispositivos já nas ruas.
A partir de setembro, Nova York proibirá a venda de e-bikes e baterias de lítio que não atendem aos padrões de segurança reconhecidos, relata o NYT, e o comissário da cidade prometeu erradicar as empresas que armazenam baterias e dispositivos eletrônicos em condições perigosas, pedindo aos residentes que denunciem os culpados.
Como identificar sinais de perigo em e-bikes?
Então, como saber se seu veículo elétrico de duas rodas vai pegar fogo antes que isso aconteça? Os serviços de bombeiros afirmam que as baterias com defeito tendem a gerar mais calor do que o normal e podem sinalizar sua iminente falha com tempos de carga mais longos.
Mas os grandes sinais de perigo são os sons de sibilo ou estalo, cheiro de queimado, fumaça e inchaços no pacote de bateria. É importante ficar atento a esses sinais e, se notá-los, desligar o veículo imediatamente e buscar assistência técnica especializada. A prevenção é sempre a melhor opção para evitar acidentes graves.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
