Carros Sedans são mais econômicos que Hatches? Entenda

O fato de alguns modelos Sedans serem mais econômicos que os Hatches, é algo que muitas pessoas acham estranho, porém essa é uma realidade e podemos dizer que tem uma ciência por trás deste acontecimento! Veja muito mais sobre a seguir, e entenda esse fato!

Guia do Conteúdo

Entenda o porque dos Sedans serem mais econômicos que os Hatches!

Os modelos Hatches com o passar do tempo, foram sendo sucumbidos pela grande força dos modelos SUVs e Sedans, e o mesmo está acontecendo com os sedãs em comparação aos SUVs que estão dominando o mercado, sim, os sedãs estão demonstrando cada vez mais sinais de fraqueza perante os SUVs.

Mas isso é uma injustiça polarizada do mercado, pois todos os segmentos oferecem as suas próprias qualidades, como, por exemplo, os aspectos únicos de um sedan e os aspectos únicos de um Hatch que não podem ser incorporados em um SUV. Em suas particularidades podemos citar a sua leveza e o seu consumo mais amplo, e aqui vamos comparar apenas os Hatches e os Sedans.

Foto de um Audi A3, um dos sedans mais econômicos que os hatches
A maioria dos sedans são mais econômicos que os Hatches. Foto: Divulgação.

Confira também o novo Audi A3 2023

O fato de fazer com que estes modelos quase sempre sejam mais econômicos que os SUVs, é atrelado diretamente ao fenômeno físico e cientifico chamado de “Arrasto Aerodinâmico”. Vamos lá! Os modelos Hatch normalmente contam com uma traseira reta, gerando assim casos de turbulência no ar, já os sedans, apresentam um visual que faz com que o ar seja direcionado pela sua última queda da coluna C, capturando assim todo o fluxo de ar sem turbulências.

Mas onde é que isso influência? Bom, os reflexos deste acontecimento, são sempre mencionados no Cx do veículo, o que é isso? É o Coeficiente Aerodinâmico das carrocerias destes modelos, tanto Hatch quando Sedans.

Falando de uma forma mais cientifica e técnica, podemos afirmar que a engenharia sobre o peso dos componentes, estrutura e desenho, são aspectos importantes que influenciam na aerodinâmica do veículo, quando maior o nível de aerodinâmica dos modelos mais econômicos e velozes eles serão!

Para apresentarmos um exemplo prático que mostra como que carros mais econômicos devido ao seu Cx, nós podemos citar o Audi A3 2.0 TFSI 2023 sedan e Hatch, aqui o modelo Hatch tem um coeficiente de aerodinâmica Cx de 0,29, e o sedan de 0,27 Cx, ambos os modelos pesam 1485 kg, o Hatch na cidade faz 10 km por litro já o sedan 10,2 km por litro, e na estrada o Hatch faz 11,9 km por litro e o sedan faz 12,6 km por litro, fonte: Inmetro.

E aí essa informação sobre a aerodinâmica lhe foi útil? O exemplo dos modelos da Audi lhe ajudaram? Deixe a sua opinião e aproveite para acessar o nosso site Agora Motor, ficado assim por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos e muito mais!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Os 3 SUVs mais baratos do Brasil que surpreendem pelo custo-benefício

O mercado brasileiro de SUVs compactos está cada vez mais competitivo, com montadoras oferecendo modelos…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasileiros surpreendem: estas são as 10 motos mais desejadas de 2025

O mercado de motos no Brasil continua em plena aceleração. Em 2025, o interesse dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova versão do Leapmotor C10 surpreende com 590 cv e visual radical

A Stellantis segue acelerando sua estratégia de eletrificação global e aposta na expansão da marca…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros elétricos usados que valem o investimento e fazem você esquecer o posto

O mercado de carros elétricos cresce rapidamente no Brasil, impulsionado pela chegada de novas marcas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jeep Compass começa produção e gera expectativa no Brasil

A Stellantis iniciou oficialmente a produção em série da nova geração do Jeep Compass na…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário