Lançamentos da Honda 2023: modelos que devem chegar
Com uma linha de carros compactos, SUVs, Sedans e diversos lançamentos da Honda 2023.
A Honda é uma montadora de automóveis japonesa fundada em 1948. Desde então, a empresa tem sido conhecida por sua qualidade e inovação em engenharia automotiva.
A Honda produz uma ampla variedade de veículos, desde carros compactos e econômicos até carros esportivos de alto desempenho. A linha de carros compactos da Honda inclui o Fit, o Civic e o City. O Fit é um hatchback com ótimo espaço interno e economia de combustível. O Civic é um sedan confiável e popular, disponível em várias versões, incluindo a esportiva Si e a híbrida. O City é um sedan compacto que oferece uma condução suave e confortável.
A Honda também produz carros maiores, como o Accord e o Odyssey. O Accord é um sedan de tamanho médio, conhecido por sua dirigibilidade esportiva e excelente economia de combustível. O Odyssey é uma minivan espaçosa e confortável, com recursos avançados de segurança e tecnologia.
Além disso, a Honda também produz carros esportivos de alto desempenho, como o Civic Type R e o NSX. O Civic Type R é um hatchback de alta potência e estilo esportivo, enquanto o NSX é um supercarro híbrido com tecnologia de motor e chassi. Sendo que muitos desses modelos não estão presentes no Brasil, pelo menos nem todos, já que nós vamos contar com novos lançamentos da Honda 2023 por aqui.
Guia do Conteúdo
Lançamentos da Honda 2023: Novo ZR-V 2023 um SUV médio

O novo SUV médio da Honda, o ZR-V, foi lançado na China em 2022 como uma opção intermediária entre o compacto HR-V e o CR-V de sete lugares. No Brasil, ele também terá esse posicionamento e competirá com outros SUVs como o Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross. Nos Estados Unidos, o ZR-V é o SUV de entrada da Honda.
Já que o HR-V não é vendido lá, e ele é até mesmo chamado de HR-V, o que pode gerar confusão. Feito no México, o ZR-V compartilha a plataforma Honda Architecture com o novo Civic e é mais espaçoso do que seus rivais internacionais, com quase 700 litros de capacidade no porta-malas. A versão mexicana tem um motor 2.0 aspirado de 160 cv e 19,1 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT, e a tração integral é opcional nos EUA.
Equipamentos e Versões do Honda ZR-V vendido nos Estados Unidos:
- LX:
- Assistente de frenagem de emergência
- Aviso de saída de faixa
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Sistema de manutenção de faixa
- Central multimídia com compatibilidade apenas com Apple CarPlay
- Sport:
- Todos os itens da versão LX
- Alerta de ponto-cego
- Partida remota do motor
- Assentos frontais aquecidos
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- EXL:
- Todos os itens da versão Sport
- Sensores de estacionamento
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Ar-condicionado digital de duas zonas
- Central multimídia de 9 polegadas
No Japão, onde é produzido, o ZR-V tem motores 1.5 turbo a gasolina e 2.0 turbo com conjunto híbrido. O ZR-V é vendido em três versões nos Estados Unidos, que oferecem diferentes recursos de segurança e entretenimento. Ele chegará ao Brasil no meio do ano e deve custar entre R$ 190 mil e R$ 220 mil, dependendo das versões e dos pacotes de equipamentos.
Confira muito mais sobre o ZR-V 2023
Lançamentos da Honda 2023: Honda Civic Híbrido a nova geração

A nova 11ª geração do Honda Civic representa um salto em tecnologia e construção, colocando-o em uma categoria superior. O Civic Híbrido é um automóvel emocionante que foi projetado para superar as expectativas dos clientes mais exigentes, proporcionando conforto, qualidade construtiva, sofisticação e eficiência excepcionais.
Os valores originais que caracterizam o Civic, como prazer ao dirigir, confiabilidade e qualidade percebida, foram levados a uma nova dimensão nesta nova geração. O Civic Híbrido é produzido na Tailândia e inaugura a tecnologia e:HEV no modelo, como parte do plano de eletrificação da Honda no mercado brasileiro. A Honda buscou criar um veículo fiel ao princípio “Man-Maximum, Machine-Minimum” (M/M), no qual a tecnologia e o design devem trabalhar em sintonia para estar a serviço do motorista e passageiros.
O Civic Híbrido oferece baixos índices em termos de consumo e emissões de CO2, e seu sistema de direção e suspensão proporciona uma dinâmica superior e um feedback de alta precisão. O modelo também traz diversas tecnologias e equipamentos que aumentam a praticidade, conforto e conectividade a bordo, com especial destaque ao myHonda Connect. O design da carroceria é empolgante, com uma linha de cintura bem demarcada e ampliação da área envidraçada para promover melhor visibilidade.
O design interno é limpo e moderno, com um painel horizontal e uma tela TFT colorida de 10,2 polegadas. A cabine é espaçosa e confortável, com bancos dianteiros que contam com um sistema de estabilização corporal e ajustes elétricos para motorista e passageiro. O Civic Híbrido apresenta um design arrojado e moderno, com rodas de 17 polegadas e faróis e lanternas iluminados por LED com assinatura luminosa.
O porta-malas do Civic Hybrid tem 495 litros, um dos maiores do segmento. Não é apenas grande, mas também inteligente e prático. Ao destrancar a tampa (através do botão da chave ou da porta do condutor), esta sobe de forma controlada até ao ponto de abertura máxima. Esse movimento é possível devido à adoção de um sistema de mola de torção que funciona em conjunto com um amortecedor tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema abre a tampa, o segundo modula a velocidade do movimento.
Estrutura aprimorada: a carroceria do Civic Hybrid trouxe importantes benefícios dinâmicos. Os sistemas de direção e suspensão trabalham para alcançar um maior nível de conforto e prazer de dirigir. Atenção especial foi dada ao feedback da direção para aumentar a sensação de conexão com o motorista.
A distância entre eixos aumentada e a bitola traseira alargada em 12 mm melhoraram a estabilidade. A dinâmica refinada é aprimorada pela aplicação de aço de alta resistência e alta rigidez de torção na carroceria.
O avanço técnico aplicado na construção do Civic Hybrid também rendeu resultados na redução dos níveis de ruído, vibração e aspereza, beneficiando o conforto. A qualidade percebida é acentuada pela adoção da solda a laser para unir o teto aos painéis laterais, resultando em melhor nível de acabamento.
Tecnologia de Motorização Híbrida e:HEV: O sistema de propulsão híbrida e:HEV possui um motor elétrico de alta potência – 184 cv e 32,1 kgfm – que trabalha em conjunto com o motor 2.0 a gasolina, que produz 143 cv de potência a 6.000 rpm e uma torque máximo de 19,1 kgfm a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta, uma das grandes novidades em relação ao que move o Accord Hybrid. O segundo motor elétrico serve como gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, a compacta bateria de íons de lítio localizada sob o banco traseiro.
Na prática, o sistema e:HEV oferece aceleração típica de carros esportivos, além de baixo consumo de combustível. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na rodovia – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.

O novo motor de ciclo Atkinson de 2.0 litros apresenta um sofisticado sistema de injeção direta de combustível, por meio do qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão, um processo conhecido como “injeção multiestágio”. O principal ganho está na ampliação da faixa estequiométrica de operação, com consequentes ganhos de eficiência. A alta taxa de compressão, de 13,9:1, eleva o motor a combustão do Civic Hybrid à referência mundial em eficiência térmica, na ordem de 41% – número bem superior à média dos motores de combustão interna a gasolina (30% de eficiência).
O sistema e:HEV possui três modos de condução – EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e de combustão; e Engine Drive, apenas a combustão – que se alternam automaticamente com base em fatores como topografia, demanda do acelerador, nível de energia da bateria, etc. Na grande maioria das situações, o Civic Hybrid é acionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é acionado nos momentos de maior pressão no acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é acionado para acionar o gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. O gerenciamento de energia, feito pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta tensão gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.
Finalmente, o modo Engine Drive é quando a tração é feita principalmente pelo motor de combustão. Na prática, o Engine Drive é acionado em situações de velocidades maiores e constantes, ou seja, exatamente na condição em que os motores a combustão operam em sua zona de máximo rendimento térmico. Quando o motorista exige potência máxima, ao contrário de outros híbridos, o e:HEV funciona em híbrido.
O Honda Civic Híbrido apresenta uma série de recursos tecnológicos e de conectividade, incluindo a opção de escolha entre diferentes modos de condução (Normal, Sport, Eco e Individual), que afetam a resposta do acelerador e da direção. A economia de energia é uma característica importante do carro, especialmente em situações de tráfego intenso.
A central multimídia inclui Apple CarPlay e Android Auto, além de comandos de voz e de tela sensível ao toque. O painel de instrumentos digital é personalizável e inclui informações sobre a condução e o nível de energia armazenado/regenerado.
O Civic Híbrido também possui um sistema de segurança avançado, chamado Honda SENSING, que inclui um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS). O carro apresenta ainda diversos outros equipamentos e tecnologias, como bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado dual zone e teto solar.
A plataforma de conectividade da marca, chamada de myHonda Connect, está disponível no Civic Híbrido e no New HR-V, proporcionando informação, segurança e controle prático e fácil do veículo através de um aplicativo no smartphone.
As principais funções do myHonda Connect incluem notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos, últimas viagens, manual digital do proprietário, assistente de voz, notificações e agendamento de serviços.
Há dois pacotes disponíveis: o primeiro é gratuito e oferece a maioria dos serviços, enquanto o segundo, chamado de Pacote Plus, é pago e inclui todas as funcionalidades. O Civic Híbrido estará disponível nas cores Branco Topázio, Preto Cristal, Cinza Basalto e Prata Platinum, com acabamento interno em cinza claro ou preto, dependendo da cor externa escolhida.
O preço público sugerido é de R$ 244.900,00 e o veículo tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e garantia de 8 anos ou 160.000 km para o conjunto elétrico (baterias e motores). As vendas do Civic Híbrido começarão em janeiro.
Lançamentos da Honda 2023: CR-V Hybrid 2023

A próxima geração do Honda CR-V terá um conjunto híbrido e substituirá o motor do Civic, com previsão de chegada ao Brasil em 2023, mas espera-se que os preços sejam elevados. A Honda terá uma agenda de lançamentos extensa e eletrificada em 2023, incluindo a nova geração do Civic com o conjunto e:HEV abandonado pelo Accord, além de dois SUVs, o ZR-V e o CR-V, ambos com o mesmo motor.
Nos EUA, o novo CR-V foi lançado este ano e é muito maior e sofisticado do que antes, com destaque para o sistema híbrido e:HEV da Honda, que utiliza um motor elétrico para movimentar o veículo, mas também conta com um motor a gasolina aspirado de 2.0 litros para carregar as baterias e, quando necessário, trabalhar em conjunto com o elétrico, entregando 204 cavalos de potência.
Nessa nova geração, o Honda CR-V cresceu para dar lugar ao ZR-V, que ocupará a faixa dos SUVs médios de entrada. Ele está tão grande que pode acomodar sete passageiros, embora ainda não tenha sido revelado se essa configuração será oferecida no Brasil. Ambos os SUVs compartilham a base do Civic e muitos elementos internos com o sedã.
Por fora, o Honda CR-V possui uma traseira muito parecida com a do Volvo XC60, com lanternas na coluna e um elemento lateral moldado pela caixa de roda mais larga e uma régua que corta uma faixa da tampa do porta-malas.
Na dianteira, os faróis finos de LED são cortados por uma barra cromada que sustenta a grade frontal retangular e larga, com um design inconfundível da Honda. As linhas do CR-V 2023 são mais simples e limpas, com volumes e frisos bem-marcados e paralelos, em contraste com as linhas ousadas e fluidas do modelo anterior.
Confira muito mais sobre o CR-V 2023
Lançamentos da Honda 2023: Civic Type-R um esportivo impressionante

A versão esportiva do Civic Type R será oficialmente lançada no Brasil ainda este ano. Diferente da nova geração do Civic, que chegou recentemente na versão sedã e com motor híbrido, o Type R virá em formato de hatch com um motor 2.0 turbo a gasolina de 330 cv de potência e câmbio manual.
No entanto, seu preço não será atrativo, podendo chegar a cerca de R$ 400 mil. O visual do Type R 2023 apresenta linhas agressivas, com faróis de LED afilados, capô longo que avança pela grade do tipo colmeia e uma traseira com um enorme aerofólio, lanternas de LED que se unem com um filete, difusores de ar e três saídas de escapamento.
O carro possui 4,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos. Os engenheiros alargaram as bitolas dianteira e traseira para melhorar a estabilidade e a dinâmica, e as rodas têm 19 polegadas. O motor é um 2.0 turbinado VTEC de 330 cv, com 42,8 kgfm de torque, e a transmissão manual tem seis marchas. A cor vermelha domina o interior, presente nos bancos esportivos, cintos, tapetes, carpete e nas costuras.
A alavanca de câmbio e os pedais têm tom metálico, e o volante multifuncional leva a logomarca vermelha. A central multimídia possui uma tela flutuante de 9 polegadas e o sistema de som é da Bose. O Civic Type R enfrentará a concorrência do Corolla GR, um hatch esportivo preparado pela divisão Gazoo Racing da Toyota, que possui um motor 1.6 turbo capaz de entregar mais de 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, tração integral e transmissão manual de seis marchas.
Confira muito mais sobre o Civic Type R
E aí o que você achou dos Lançamentos da Honda 2023? Deixe a sua opinião sobre os lançamentos da Honda 2023 logo abaixo nos comentários, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor!
Perguntas Frequentes: Lançamentos da Honda 2023
Qual é a diferença entre o Honda ZR-V e o Honda CR-V?
O Honda ZR-V é um SUV compacto baseado no Honda Fit, enquanto o Honda CR-V é um SUV compacto baseado na plataforma do Honda Civic. O ZR-V é menor em tamanho e é projetado para ter um apelo mais esportivo, enquanto o CR-V é mais espaçoso e oferece mais recursos de luxo.
O que é o Honda Civic Hybrido?
O Honda Civic Hybrid é uma versão do popular sedan compacto da Honda que é equipada com um sistema de propulsão híbrido, combinando um motor a gasolina com um motor elétrico. Isso resulta em um carro mais eficiente em termos de combustível e com emissões de CO2 mais baixas.
O que é o Honda Civic Type R?
O Honda Civic Type R é uma versão esportiva do Honda Civic, que é conhecida por sua alta performance e desempenho de corrida. Ele é equipado com um motor turboalimentado de quatro cilindros e oferece recursos de desempenho avançados, como um sistema de suspensão adaptável e freios de alto desempenho.
Qual é o preço médio do Honda CR-V um dos Lançamentos da Honda 2023?
O preço médio do Honda CR-V varia de acordo com a versão, recursos e localização geográfica. Em geral, o preço médio varia de cerca de R$150.000 a R$200.000 no Brasil.
O Honda Civic Hybrid é mais econômico em termos de combustível do que o Honda Civic convencional?
Sim, o Honda Civic Hybrid é mais econômico em termos de combustível do que o Honda Civic convencional. Ele oferece uma melhor economia de combustível, graças ao seu sistema híbrido, que combina um motor elétrico com um motor a gasolina.
O que é a Honda e de onde ela é?
A Honda é uma empresa japonesa que fabrica uma ampla variedade de produtos, incluindo automóveis, motocicletas, motores, geradores, equipamentos de jardinagem e muito mais.
Quando foi fundada a Honda?
A Honda foi fundada em 24 de setembro de 1948 por Soichiro Honda e Takeo Fujisawa em Hamamatsu, no Japão.
A Honda é uma empresa ambientalmente consciente?
Sim, a Honda é uma empresa ambientalmente consciente e está empenhada em reduzir sua pegada de carbono e apoiar a sustentabilidade. A empresa foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a produzir um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio, o Honda Clarity Fuel Cell.